-
Arquitetos: ETEH
- Área: 436 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Camila Santos
-
Fabricantes: Masisa, Metadil, Sherlio Marcenaria, Sol e Mar Marcenaria
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola São Domingos nos procurou com o anseio de criar ambientes que estimulassem novas formas de ensino. Nosso intuito com esses projetos foi utilizar elementos arquitetônicos afim de criar gatilhos de percepção e interação com o espaço, potencializando a experiência de aprendizado dos alunos.
O projeto do Hall de Entrada foi encomendado com o desafio de proporcionar aos alunos uma primeira impressão estimulante da escola e aos pais um local em que pudesse ter proximidade com o universo em que o filho está inserido. Buscou-se potencializar a experiência de acolhimento da escola, utilizando madeira, cores claras e vegetação para criar um espaço funcional, lúdico e descomplicado que passasse a sensação de alívio. As crianças são inspiradas a entrar na escola, enquanto os pais são encorajados a interagir com elas e com o espaço, de forma leve e reconfortante. O mobiliário foi desenvolvido especialmente para o local, proporcionando diferentes formas de estar.
Para o Restaurante, priorizamos a criação de um projeto que estivesse inserido na atmosfera escolar, mas que promovesse descontração e divertimento. O local é utilizado, na maior parte do tempo, por alunos que estudam em período integral. Assim, foi pensado para ser um local de encontro; para que as crianças/adolescentes pudessem desligar e socializar.
Ao Laboratório de Ideias, sala que será usada em discussões políticas e filosóficas, propusemos um posicionamento democrático dos usuários (tanto de quem fala quanto de quem escuta). Apesar de ainda existir o clássico palco para explanação de conteúdo, existe também o local de maior atenção no centro da sala (e em nível mais baixo) para que os palestrantes se posicionem de modo mais desconstruído. A arquibancada faz com que os alunos sentem e discutam entre si. Assim, o conhecimento pode ser absorvido de forma mais naturalizada.
A Biblioteca Infantil foi encomendada com o desafio de potencializar a experiência de ensino dos alunos, sempre respeitando suas individualidades. O layout proporciona a leitura de diversas maneiras. Na mesa de estudo é possível exercer atividades em grupo, ou com auxílio dos professores. Ao fundo, os nichos acolchoados na parede foram projetados para aqueles que preferem uma leitura mais tranquila. A textura de grama sintética estimula o tato e define o espaço de aprendizado em vídeo. A lâmina do revestimento simula a madeira clara, tornando o ambiente leve e convidativo.
A proposição do conceito para o Auditório Infantil foi explorar a sensação da atmosfera que se expande para além do espaço físico. O auditório tenta transportar o usuário para o universo das ideias, onde tudo é possível. Dessa forma, o teto foi pintado na cor azul marinho e iluminado com fibra ótica, dando a sensação de céu estrelado. A pintura em textura de cimento foi executada de forma desconexa junto com a instalação de eletrocalhas iluminadas, dando efeito de desconstrução da "caixa" auditório.